FAXADA DA IGREJA

FAXADA DA IGREJA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

                                USOS E COSTUMES

 Podem as tradições serem equiparadas com as doutrinas bíblicas?
por muito tempo, e até agora, é muito comum os pastores debaterem em seus sermões as questões de vestimentas, como sendo as prioridades na obra de Deus em relação ao homem. 
mas será que roupas, cabelos, sapatos, tem tanta importância no processo de santificação da vida do homem?
 O que é doutrina bíblica? doutrina bíblica é uma verdade absoluta, imutável e que tem a ver com a nossa salvação. por exemplo: JESUS É O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA, E NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO FOR POR ELE. jo. 14;6 esta é uma verdade absoluta, não há outro meio, pelo o qual o homem possa ser salvo, isso não muda.
 Uma doutrina não pode ser baseada em um versículo isoladamente, tem que haver um conjunto de textos que corroborem com a verdade que se quer ensinar. 
 O que é usos e costumes? usos e costumes são locais, temporais, e e mutáveis. ou seja; o que é comum para um país, para outro pode chegar há ser uma aberração, quando nos referimos em costumes em relação a temporais, queremos dizer que determinada vestimenta, estilo de cabelo, sapato e etc. foram muito proveitosos em determinada época, mas que se usássemos determinadas indumentárias em nossos dias seriamos motivo de chacota.
 Há alguns anos atrás era regra os obreiros de madureira usarem chapéu, e o que não usava era tido como desobediente, e eu pergunto; quem usa chapéu em nossos dias?
 O sistema de santificação exterior é uma doutrina humana e machista, pois este sistema visa prioritariamente as mulheres, tipo não corte o cabelo, não use roupas curtas, não use tecidos de cores que estão na moda, existe igrejas que chegam ao cumulo da ignorância, proibindo as irmãs de depilarem até as axilas.
quanto aos homens, podem andar de cabelos cortadinho, podem usar ternos modernos, podem usar sapatos extravagantes. hoje em dia é comum se ver obreiros metrossexual.
 A bíblia não fala em parte alguma que mulheres não podem usar calça, a bíblia fala que tanto a mulher como o homem não devem usar roupas indecorosas, fala de luxuria.
 Em suma, a santificação não está relacionada, a uma roupa ou um cabelo crescido e descuidado, a santificação está implícita a nossa vida com Deus, ela vem de dentro para fora, e não ao contrario. 

 Que Deus nos abençoe para  vivermos um verdadeiro cristianismo, sem fachada e sem hipocrisia.
  
 Um forte abraço do seu irmão em cristo Evaldo Barbosa.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário