FAXADA DA IGREJA

FAXADA DA IGREJA

terça-feira, 8 de maio de 2012

EBD Editora Betel - A Mulher Vestida do Sol e Seus Adversários


Lição 07 - A Mulher Vestida do Sol e Seus Adversários

13 de maio de 2012
Texto Áureo
“Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18


Verdade Aplicada
Os últimos dias serão marcados por sinais e prodígios de mentira. Mas a igreja do Deus vivo seguirá triunfante e reinará gloriosa.


Objetivos da Lição

Mostrar que a igreja está envolta na luz de Deus;

Insistir em que a igreja use toda a armadura de Deus, único meio de resistir no dia mau;

Lembrar que Satanás e os homens ímpios são poderosos, mas destinados à derrota.


Glossário

Teólogos: aquele que sabe teologia ou que é versado nesta ciência;

Destronado: derrubar do trono;

Laico: comum, ordinário. Que não sofre influência ou controle por parte da Igreja.



Leituras Complementares

·    Segunda feira: Ap 12.6-9
·    Terça feira:  Ap 12.10-12
·    Quarta feira: Ap 12.13-17
·    Quinta feira:  Ap 13.2-10
·    Sexta feira:  Ap 13.2-18
·    Sábado: Ef  6.10-18



Introdução

A mulher de Apocalipse 12, que estudaremos nesta lição, sempre teve por adversários ardilosos e ferozes, o Dragão e a Besta, mas, quando a sétima trombeta anunciar que “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo”, os inimigos tirarão a máscara e mostrarão todo o seu furor e malícia contra a mulher. É o que estudaremos agora. Deus nos abençoe e abra os olhos do nosso entendimento.


1. A Mulher e seu Filho

A identificação da mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés, uma coroa de doze estrelas na cabeça e grávida de um filho varão, desperta a imaginação dos leitores do Apocalipse. Confira as três interpretações mais conhecidas.

1.1. A mulher é Israel, o filho varão Jesus
1.2. A mulher é a própria terra e o filho varão os santos mortos
1.3. A mulher é a igreja visível, o filho varão, os fiéis


2. O Grande Dragão Vermelho

Uma das regras de interpretação da bíblia é que “a Bíblia interpreta a própria Bíblia”. O texto aponta para um “grande dragão vermelho” (Ap 12.3). O texto diz que o “grande dragão” é Satanás, a antiga serpente, chamada o diabo (Ap 12.9). Neste ponto da revelação, o dragão (Satanás) é lançado fora das esferas celestiais para nunca mais voltar (Ap 12.8), Seu papel de acusador termina (Ap 12. 10b). Ao ser destronado, Satanás compreende que lhe resta pouco tempo e, com grande ira, sua única esperança é organizar um exército para fazer guerra contra Jesus em sua segunda vinda. Essa será a batalha do Armagedon (Ap 12.12, 17; Ap 19.19). O texto ainda revela que as sete cabeças do dragão apontam para sua posição geográfica “sete montes”, diz que “são sete reis” e, cinco deles já perderam sua força, um ainda existe e o outro vira nesse tempo (Ap 17.9-10). Por fim, diz “E os dez chifres que viste são dez reis” (líderes mundiais) que, na força de Satanás lutarão contra o cordeiro (Ap 17.12, 14).

2.1. A força do dragão

2.2. A influência do dragão

2.3. As cabeças, os diademas e os chifres da Besta


3. Explicando Apocalipse com Apocalipse

Como entender o significado de figura tão estranha como aquela que João, no capítulo treze, por falta de outra palavra chama de a Besta Aprendamos, pois com as explicações que o próprio Jesus nos dá no capítulo 17. A Besta fala de poder temporal histórico, presente e futuro. Veja lição 10.



3.1. O último império de Satanás na Terra, a Besta que se levanta do mar

3.2. As cabeças, os diademas e os chifres da Besta

3.3. A religião do reino da Besta


Conclusão
Quando ainda na carne, Jesus falou aos seus discípulos sobre um maravilhoso organismo que nasceria de sua morte e ressurreição e declarou Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Que maravilhosa declaração. A igreja do Senhor triunfará sobre todo o mal, e por fim, reinará gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário