FAXADA DA IGREJA

FAXADA DA IGREJA

domingo, 21 de outubro de 2012

São Jorge; Santo ou Orixá? 

 Nesta segunda feira começa mais uma novela na Globo, que entre os seus temas tem por objetive, conforme o seu próprio titulo insinua, a exaltação de São Jorge, um dos (santos) mas venerado no mundo, por todas as vertentes do catolicismo, como também por religiões afro brasileiras.
Quem foi Jorge? será que ele aprovaria  a devoção e veneração que lhe são  atribuídas a ele? 
Segundo os historiadores, Jorge era filho de uma família muito abastada da Capadócia, nasceu por volta de 275 dc  ainda na sua adolescência entrou para o exercito romano, por ser um bom combatente logo foi promovido a capitão.
Alem de ser um bom combatente ele também era um fervoroso cristão, quando sua mãe faleceu deixou para ele uma grande fortuna, a qual ele distribuiu para os pobres.
Aos vinte e três anos de idade passou residir na corte imperial, exercendo a função de tribuno militar.
O imperador Deocleciano tinha por objetivo a destruição de todos o cristãos, no dia da reunião em que esta lei seria aprovada pelo o senado, Jorge ousadamente se levanta cotra aquela decisão, dizendo que ao invés dos Romanos destruírem os cristãos, eles era quem deveriam tornar-se  cristãos. indagado sobre o motivo daquela declaração, Jorge ousadamente responde para todos que o motivo era A VERDADE. indagado sobre esta verdade ele respondeu: - a verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vocês perseguem, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nEle confiando, me pus diante de vocês para dar testemunho da VERDADE. 
Mediante esta afirmativa, Jorge foi preso e por muitas vezes espancado, para abandonar a sua fé e voltar a adorar os ídolos, ao que ele sempre rejeitou, preferindo sempre adorar ao Deus vivo e verdadeiro.
Depois de muitas recusas o imperador ordena que ele seja degolado, fato consumado no dia 23 de abril de de 303, estando ele com 28 anos de idade.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário